segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um susto de quase nadar, nadar, e morrer na praia

Só me faltava essa: depois e enfrentar mais de um mês essa luta quase me vi escafedendo-se de vez, por causa de uma transfusão de sangue, na reta final da recuperação. Com a hemoglobina baixa colocaram-me para receber um concentrado de hemáceas para solucionar o problema.

Depois de uma enorme dificuldade em que o enfermeiro teve de achar uma veia boa, para colocar o acesso, visto que os dois braços estão mais do que machucados por picadas diárias de agulhas, os gotas começaram a cair.

Com o passar de apenas 20 minutos tive uma tremedeira tão grandes, incontrolável e exasperante, que pensei estar tendo um ataque epiléptico. Não era. A reação que tive chama-se choque pirogênico, que pode matar. Ou seja, poderia ter morrido, depois de todo esse esforço.

O que tive, tecnicamente, está assim registrado nos manuais médicos:

Choque Pirogênico: caracteriza-se por reação devido a presença de pirogenos e contaminação de soluções de materiais utilizados na administração por via endovenosa. Tratamento do Choque: O choque é uma complicação gravíssima e quando não tratada a tempo pode levar o paciente á morte. De um modo geral, o tratamento baseia-se em corrigir o volume, reestabelecer o tônus vascular, manter a oxigenação do paciente, evitar o gasto de energia, prevenir complicações e combater a causa básica do choque.

Mas, estou tendo alta hoje. Saio do Incor, mas com o compromisso de ficar em São Paulo, por pelo menos um mês, para dois breves retornos: um para verificar os curativos das feridas à perna, de onde foram tiradas pontes de safenas; e, outro, simplesmente ambulatorial, um retorno médico para verificar a situação do desdobramento da cirurgia propriamente dita.

Para encerrar esta postagem, publico o poema de um estranho poeta. Afonso Sávio, que me visitou, quando estava na Emergência:

É a vida muito engraçada,

Quando ao lado reparamos.

A realidade parece traçada,

Quando com ela deparamos.



Sentindo, subitamente, mal

Ao PS, rapidamente, procurei.

Enquanto resultado total

De exames aguardei,



Curioso, o vi lendo livro estranho.

Aproximei-me e logo entabulei

Conversa animada.Felizes amigos,

Então, ficamos. E e.mails trocamos.



Sorrir ainda é ótimo remédio

Para quem se encontra no hospital.

Não deixando se abater

Sempre conseguirá vencer.


Nenhum comentário: