quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Meus amigos, meus inimigos

São Paulo, 13 de outubro de 2010 – 22:00 hs
Passavam das onze horas da manhã quando fui tirado do leito 4007 na UTI número um do Centro de Recuperação do Incor. A cirurgia foi um sucesso: três pontes de safenas e uma mamária salvaram-me a vida.

Estou feliz com isso.

Depois da cirurgia acordei entubado e cheio de drenos pelo corpo, a boca com aparelho e as dores surgindo com o fim da anestesia. Fiquei transtornado.

Mas, nada podia fazer: estava amarrado.

Não me lembrava de muita coisa. Teria que passar de dois a três dias na UTI, mas acabei ficando lá oito dias. Houveram pequenas complicações sanadas com rigor pela equipe. Uma tomografia selou minha liberação e pôs fim ao calvário de ser levado em maca entre corredores olhando o claro e escuro das luzes do teto.

Somente agora tive acesso ao computador. SS escrevera três mensagens. A primeira: por presunção acredito que ainda estejas vivo e incomunicável, certo? Assim sendo: arribe dessa cama de pré-defunto e retorne ao mundo insano que te apraz! Ou, se presumi erroneamente mande uma mensagem psicografada (de preferência por um espírito iluminado que saiba a ordem da próxima mega-sena), para que eu possa carpidar adequadamente....

O segundo texto dela está mais para uma estrofe poética pós-modernista, ou um de seus lampejos recheados de alguma coisa que, talvez, nem ela mesma saiba definir. Eis o curto texto: - Criança feliz... Abriu o coração e escapou! Por um triz... Fique jubiloso, energúmeno. Uma nova chance... Para você. Conhecer a doce, meiga, carismática e modesta amazonense que o sol acreano já cobriu (Euzinha!) Não desperdice! – Bem, eu já morei em Manaus um tempo, fiz o ginásio por lá. E posso asseverar que não é regra das amazonenses terem qualquer atração por energúmenos. SS deve ter adquirido esse contágio em suas andanças e aventuras.

O terceiro texto dela retomou o espírito inicial. Aquele de fazer biquinho. Ei-lo: - Anseio, mon ami, que estejas bem. Como se deseja no teatro, antes de uma estréia? - MERDE. Que você esteja com a garganta em fogo. Que seu pinto esteja entubado. Que seu peito esteja com uma mega cicatriz. Mas que, acima de tudo, estejas vivo. O mais, tudo se resolve, em consonância com as determinações divinas. Acredito que DEUS há de ser benevolente com você, filósofo. Na verdade já o demonstrou (permitindo que você me conhecesse... Ahahah). Desculpe mon ami, mas acredito que nunca ficarei circunspecta na vida.

Descanse.....

É tudo que desejo agora. Descansar. Por isso escrevo de maneira pausada. Depois de construir uma frase, paro e respiro. Cansa-me tudo. Tudo o que mais gosto é de escrever: matam-me se me tirarem isso em vida. Mas, no momento, está sendo doloroso fazê-lo.

Quando saí da UTI e deitei-me neste novo leito, a TV estava ligada. Acompanhei através de um destes canais vinte e quatro horas todo o processo de resgate dos mineiros chilenos, um a um, até do salvamento de todos eles.

A única sensação diferente que sinto hoje, após retomar um pouco da vida normal, é que a possibilidade da morte que se me avizinhava, não mais me ameaça.

Nem mais os trinta e três mineiros do norte da Atacama. Felizmente. Cansei, vou postar esse texto e tentar dormir, pois uma enfermeira acaba de me enfiar goela a baixo dois comprimidos, um deles, sedativo. Boa noite.





Um comentário:

Anônimo disse...

amigo, não chegou ainda a tua hora, para azar de muitos.