sexta-feira, 29 de junho de 2012

Reviravolta no Purus

Gostaria de reiterar aqui o que venho afirmando em artigos anteriores: em política, até o último momento, surpresas sempre acontecem. É que nem um jogo de futebol que onde até o último minuto existe a real possibilidade de uma mudança na situação. Está aí o Corinthians que não nos deixa mentir.


Em Sena Madureira, por exemplo, houve uma significativa reviravolta articulada nos bastidores da Frente Popular, que, no finzinho do jogo alterou a indicação do candidato que será protagonista da FPA naquele município, como o postulante à sucessão do prefeito Nilson Areal.

A coligação tinha como certa a indicação do nome do bom cristão e vereador Zuza como o candidato do governo e do próprio prefeito Nilson Areal. Com um adendo: tendo como cabo eleitoral nada mais, nada menos, que o padre Paolino, que há 50 anos comanda o rebanho católico na região.

Aliás, a informação que tem,os é que foi o próprio padre Paolino quem ediu a indicação de Zuza ao governador Tião Viana, compromisso que vinha se firmando a tal ponto que o padre já andava de casa em casa pedindo voto para Zuza.

Caminhar e conversar é com ele mesmo.

Mas a mudança que houve em Sena Madureira, e que caracteriza a reviravolta, simplesmente, foi a súbita substituição do cristão Zuza pelo comunista Hermano, que agora deve ser ungido na convenção como o candidato da FPA naquela cidade.

Isso mexeu com os brios do padre que anda resmungando pela cidade. Não se sabe qual será o seu posicionamento de agora em adiante. O certo é que tem manifestado seu descontentamento pelas esquinas de Sena Madureira, e o prefeito Nilson Areal não foi poipado de ouvir o seu descontentamento.

A chapa de oposição em Sena Madureira, que já é tida como forte para o pleito, com a ex-prefeita Toinha Vieira como cabeça de chapa e o vereador Zenildo como seu vice, segundo alguns, pode ser ainda mais beneficiada como esta mudança de última hota. Ningué tem bola de cristal para afirmar que a alteração foi uma mudança catastrófica, afinal, Hermano também tem uma história no município, onde sempre foi bastante atuante. Mas muitas lideranças locais da FPA estão atônitas.

Se isso vai se concretizar, amanhã saberemos, logo depois das convenções que contarão com a presença do governador Tião Viana. O certo é que até o mesmo o prefeito Nilson Areal não se furtou em demonstrar preocupação, pois, para ele, o padrfe Paolino é considerado um ícone na cidade e exerce uma boa infliência em parte do eleitorado.

Descontente, o padre ainda não disse que rumo vai tomar.

O que se sabe é que ele afirmou que fez o pedido especialmente ao governador Tião Viana pela indicação de Zuza – como um dos últimos pedidos que fazia ao governador – e que anda mau humorado.

A mudança parece ter sido aos quarenta minutos finais do jogo político em Sena madureira, se alguém vai fazer um gol contra ou a favor no campo da FPA, somente saberemos depois do apito final.

Mas, se o juiz deste jogo for exatamente o governador Tião Viana, então caberá a ele apitar e encerrar a movimentação de campo, ou quem sabe, fazer as advertências que se fizerem necessários e dar um cartão vermelho para as escaramuças que tomam conta da coligação.

Amanhã a novela tem fim.

Nenhum comentário: